quinta-feira, 26 de maio de 2016

ERA VARGAS



Getúlio Vargas, herói ou vilão? Vargas foi o décimo quarto presidente do Brasil, um ditador. Um ditador bom para o povo, o pai dos pobres e a mãe dos ricos. Dava com uma mão, tirava com a outra. Várias facetas, de um lado democrata e populista, do outro, um ditador autoritário. Um homem esperto que modernizou o Brasil e centralizou o poder. 


Controlou a informação, censurando críticas e promovendo seu governo. Desenvolveu junto com o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) a ideologia trabalhista, onde dizia que as leis trabalhistas – que valem até os dias de hoje – criadas na era Vargas, seria uma conquista resultante da união do povo com o presidente. Derrubou a constituição brasileira três vezes, além de enfrentar comunistas e integralistas, tudo para se manter no poder. 

Governou o país durante a Segunda Guerra Mundial, se aliou aos Estados Unidos e ficou contra o Eixo (formado por Alemanha, Itália e Japão). Odiado por muitas pessoas em virtude do seu poder, Getúlio foi derrubado pela oposição por causa de suas contradições, como por exemplo, aliança dos brasileiros com democracias na luta contra governos fascistas e autoritários durante a Segunda Guerra Mundial

Vargas retornou a cadeira da presidência em 1951, mas dessa vez eleito democraticamente pelo povo. Cometeu suicídio em 1954 com um tiro no coração como consequência da pressão exercida pela oposição e pelos militares.

Maria Eduarda Mesquita Magalhães
dudaa_mesquita@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...